quinta-feira, 23 de abril de 2009

Aos Jovens, uma reflexão!

(1) No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.

(2) O Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e alguns dos utensílios da Casa de Deus; a estes, levou-os para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e os pôs na casa do tesouro do seu deus.

(3) Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres,

(4) jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus.

(5) Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei.

(6) Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

(7) O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego.

(8) Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. (Daniel 1:1-8)

Diante da passagem bíblica acima, convido você a uma reflexão e peço gentilmente que você separe alguns minutos para responder às perguntas que se seguem:

1 - Quem hoje, representa e tipifica a figura do rei Nabucodonosor?

2 - Quem eram as pessoas pelas quais Nabucodonosor mostrava preferência, e quem são as pessoas mais assediadas pelo pecado hoje?

3 - De que lugar essas pessoas foram tiradas, e o que esse lugar representa hoje?

4 - De acordo com o contexto, os jovens foram levados para a Babilônia, que representa o mundo. O que o rei determinou que dessem a eles, e o que significam essas coisas hoje?

5 - Vários jovens foram levados para a Babilônia. Dentre eles, quatro se destacaram, e a bíblia informa os seus nomes. Qual foi a primeira coisa que o chefe dos eunucos fez a estes quatro jovens?

6 - Diante da primeira ação do chefe dos eunucos, o que você conclui como sendo a primeira ação do diabo na vida da pessoa que ele leva cativa?

7 - Qual foi a atitude tomada por Daniel e seus amigos que pode ser tomada como exemplo e servir como inspiração para você hoje?

Por favor, se você conseguiu responder as questões acima, poste o seu comentário no blog. Vamos nos edificar uns aos outros. Participe. Aproveite esse espaço que o Senhor nos concedeu.

Que o Bom Deus te abençoe e que o Amado Espírito Santo encontre cada vez mais espaço na sua vida! É o que eu peço no nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador!

Pb. Anderson Pereira - IEP

Um comentário:

  1. Eu quero fazer um rápido comentário sobre o versículo:

    "Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, (...)"

    Quantos de nós já "resolvemos" não nos contaminar com as coisas do mundo? E agora: Quanto de nós resolvemos, FIRMEMENTE, não nos contaminar?? A importância aqui é a FIRMEZA da posição, e não apenas a posição tomada! Quantas vezes você disse "Desta vez vou mudar, melhorar..."? E vc sabe que a salvação vem por perseverar na fé até o fim, não apenas aceitá-la!

    OH DEUS!! Precisamos tomar posições radicais contra o pecado e perseverar nelas! Este é meu clamor!

    Bruno

    ResponderExcluir