sexta-feira, 3 de abril de 2009

Crescei no conhecimento (2Pe 3:18)



Tão necessário quanto ouvir a Palavra de Deus é estudá-la e compreendê-la. Tão necessário quanto Orar em seu altar escondido é ler e reler textos sagrados, buscando aprofundar-se no conhecimento. Em cada Livro, Capítulo, Versículo, Palavras e pontuações, há uma infinidade de sentidos e revelações aguardando a colheita do intelecto, os quais nutrem alma e espírito de todo ser humano.

A proposta deste BLOG prioriza o CRESCER por CRISTO e em CRISTO. Obviamente não se trata de aumentar a massa corporal ou tornar-se maior. Simplesmente adquirir conhecimentos fundamentados na fé cristã, ou seja, nos educarmos frente à palavra de Deus.
A EDUCAÇÃO consiste, em geral, potencializar os conhecimentos já adquiridos pelo indivíduo em contato com o seu ambiente e com seus semelhantes, pois, aprender significa o aprimoramento de algo menos perfeito que já exista no organismo, e não criar algo do nada, fazendo surgir uma habilidade qualquer do vazio. Então, se a aquisição de conhecimentos passa pela inter-relação com o meio e também com o semelhante, os conhecimentos adquiridos têm relação com a cultura. Assim, a educação, como fenômeno humano, nada mais é do que a assimilação e a transmissão da cultura.
Tal crescer em Cristo, imprescindivelmente, nos desperta à comunicação como forma de compartilhar idéias e dúvidas, denotando assim o modelo pedagógico ocidental ao qual a atual igreja brasileira está conformada, visto sua adaptação como instituição de um micro ao macro-sistema.
Não podemos, em hipótese alguma, por estarmos inseridos neste modelo sócio-educacional, interiorizar os valores da cultura individualista, onde pessoas são levadas a pensar que somente o seu ponto de vista é correto e que, em contrapartida, os demais pontos de vista não são importantes ou estão equivocados. Traria como consequência uma multidão de pessoas conversando sobre os mais diversos assuntos com diversas opiniões acercas destes, mas incapazes de se comunicarem, uma vez que a comunicação enseja a aceitação da opinião alheia. Dessa forma os valores transmitidos por instituições embebidas no individualismo, não promoverão diálogo. Viabilizam sim um ANTIDIÁLOGO. Isso vai diretamente contra os ensinos sagrados, por ser arrogante, auto-suficiente, não humilde e desesperançoso. Por tudo isso o antidiálogo não comunica, e sim faz comunicados.
Outra denotação válida a ser registrada é quanto ao quebrar Dogmas humanos e institucionais, que refletem à primeira vista uma arrogância em relação às outras doutrinas com a mesma base de fé, por julgarem ser donas da verdade, únicas e verdadeiras. Porém, a igreja de Cristo, através de dogmas, não pode suprir a fé dos fiéis, porque a fé consiste no CONHECIMENTO de DEUS, e não na reverência da igreja. Além disso, e com base nisso, emerge a indiferença com o sofrimento alheio, que, na maioria da vezes aperece justificada por "uma diversidade de cosmovisões, doutrinas religiosas ou éticas".
Penso que um dos primeiros passos a ser dado, na busca pelo conhecimento e educação dialógica, ou seja, discutível e com intercâmbio de idéias, seja a coragem de se dispor a transmitir os valores solidários do Reino de Deus integralmente. Ou seja, amar e ensinar a prática do amor ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário