quinta-feira, 9 de abril de 2009

Deixa o Espírito Santo entrar!


“... mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (João 14:26).



Consolador, uma palavra cujo significado no original grego é muito forte. Dentre vários, podemos citar “Ajudador”, “Intercessor”, “Conselheiro”, “Convocado a estar ao lado de alguém”.

Segundo as palavras do Mestre, o Espírito Santo é o responsável por nos conduzir a um conhecimento mais profundo das verdades bíblicas. Ora, quem melhor conhece a mente do Senhor, senão o Espírito Santo? É Ele quem perscruta, ou seja, examina e pesquisa as profundezas de Deus e nos faz conhecer os seus mistérios.
Ele, o Espírito Santo, é como um intérprete que ajuda um estrangeiro numa nação cuja língua lhe é desconhecida. É Ele quem traduz e nos faz entender o que Deus deixou escrito na Sua Santa Palavra; e isso é REVELAÇÃO.
Ler, estudar, pesquisar, meditar, se "encher" da Santa Palavra de Deus com o auxílio do amado Espírito Santo é um dos maiores, senão o maior privilégio que os verdadeiros cristãos têm. É poder enxergar além, ver o que ninguém viu; é ter a vida tocada e transformada a cada versículo; é ser vivificado como diz em João 6:63.
Nesse texto, os contemporâneos de Jesus acharam duro o Seu discurso, pois dizia que a Sua carne era a verdadeira comida e o seu sangue a verdadeira bebida. Eles estavam recebendo aquelas palavras racionalmente, sem a revelação do Espírito Santo. Mas havia dentre eles Pedro, que teve uma revelação tremenda, quando perguntado por Jesus se ele e os outros discípulos também queriam abandoná-Lo; ele declarou: “Para quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna; e nós temos crido e conhecido que Tu és o Santo de Deus”.
Glória a Deus! Somente o Espírito Santo é capaz de mostrar esse tipo de coisa ao homem.
Esse mesmo Espírito está esperando ansiosamente o momento de poder entrar na sua vida. Basta você querer. Basta você convidá-Lo.
Uma preocupação constante que tenho é quanto ao fato de muitos cristãos hoje não serem batizados no Espírito Santo. E os motivos para isso são os mais variados possíveis. Uns se dizem indignos, outros simplesmente não crêem, e ainda outros dizem que o batismo ocorreu somente no dia de Pentecostes, não sendo para os dias de hoje. A lista de desculpas é imensa.
O fato é que muitos desconhecem o que as sagradas escrituras dizem a respeito do batismo no Espírito Santo. São várias passagens que confirmam o batismo mesmo depois do evento do Pentecostes. Pessoas que foram batizadas após o batismo nas águas, após a pregação do Evangelho ou mesmo durante a pregação, pessoas que receberam o Espírito Santo por imposição de mãos.
Eu costumo dizer que o Espírito Santo é para nós HOJE. E essa afirmação encontra respaldo bíblico em vários textos sagrados.

O que quero compartilhar nesta mensagem é que é absolutamente impossível conhecer o Senhor sem o auxílio do amado Espírito Santo. Vimos no texto de João que é Ele o responsável por nos ensinar todas as coisas e nos fazer lembrar o que Jesus disse. Além disso, O Espírito Santo é o elo que nos liga a Deus. Não é a toa que Paulo, falando aos efésios, disse que Ele é o penhor da nossa salvação.
Outro problema que muitos cristãos enfrentam hoje, é que infelizmente não dão o devido valor e a devida honra ao Espírito Santo. Ficam vagando de culto em culto, de evento em evento, esperando um “toque”, uma “experiência nova”, um “encher”, que muitas vezes não passa de "oba-oba". São pessoas que entram e saem da mesma maneira. Vêm aos cultos como quem vai a uma reunião social e depois se perdem noite adentro, gastando tempo com chocarrices, falatórios inúteis, dando brecha ao diabo e menosprezando o Espírito de Deus.

O Espírito Santo não é uma coisa que vai e vem e que provoca euforia, êxtase, ou seja lá o que for. Ele é uma PESSOA que quer se relacionar e estar com cada um em todo o tempo. Aos romanos, Paulo fala que o Espírito Santo nos convence de que somos filhos de Deus e que Ele nos ajuda e intercede por nós, ou seja, não está conosco só nos bons momentos, mas principalmente quando mais precisamos, pois não sabemos nem orar como convém, mas Ele sabe, e o faz com gemidos inexprimíveis.

Já é hora de os cristãos amadurecerem e passarem a buscar ardentemente a presença do Espírito Santo para as suas vidas. Somente assim, haverá transformação. Somente assim, seremos vivificados. Somente assim, ao abrirmos as sagradas escrituras, seremos banhados pelo rio de Deus que lava, purifica e mata a nossa sede.

Que Deus te abençoe e que o amado Espírito Santo venha fazer parte do seu dia-a-dia!
Pb. Anderson Pereira. (IEP)

Um comentário:

  1. Preciosa são as palavas que nos levam ao conhecimento a Deus. Importante salientar que SABEDORIA provém do Eterno, e conhecimento propagado pelos homens e tbém por Deus. Grande abraço amado presbítero Anderson. Sua contribuição ao Reino e com os jovens tem sido de grande importância. PAZ!

    ResponderExcluir